CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA

CONHEÇA NOSSA HISTÓRIA


De acordo com o Projeto de Lei 05/12 e Lei 6.199/12, de 13/04/12, publicado no jornal Notícias do Município, de 20/04/12, na gestão do Senhor Prefeito Luiz Marinho, denomina-se CENTRO EDUCACIONAL UNIFICADO - CEU REGINA ROCCO CASA, instalado no antigo Clube Volkswagen, abrangendo os edifícios designados como Bloco A e B, Quadras, Cento de Ginástica, Ginásio de Atletismo e Teatro. 


            O CEU Regina Rocco Casa II foi inaugurado em 14 de abril de 2012, com o objetivo de atendimento da demanda de crianças não matriculadas na região. Começamos atendendo exclusivamente Creche com 22 turmas. A inauguração contou com inúmeras pessoas da comunidade como também autoridades Municipais, Estaduais e Federais.

Em 2013, iniciou o atendimento dos três segmentos: Creche, Educação Infantil e Ensino Fundamental. Recebendo alunos de diversas escolas do entorno, como por exemplo, da EMEB José Olegário de Godoy que se tornou uma escola de Ensino Profissionalizante. O Programa Tempo de Escola (programa de oficinas no contraturno) passou a atuar em nossa Unidade. 
No ano letivo de 2014, já contávamos com os seguintes números de turmas: 19 Creche, 19 Educação Infantil e 35 do Ensino Fundamental. Recebemos os professores das áreas de Educação Física e Arte. Dentro do Complexo Regina Rocco Casa, houve a inauguração da Pista de Atletismo e posteriormente do Centro de Ginástica, onde nossos alunos puderam participar de alguns eventos. Naquele ano, nosso país sediou a Copa do Mundo e nosso projeto coletivo foi baseado neste tema que trouxe aos alunos as diferentes culturas mundiais e o envolvimento dos pais no projeto  foi na confecção de trabalhos com seus filhos para exposição. Além do projeto: Valorização da Leitura, onde aconteceu a nossa primeira troca de livros.
            
As quadras poliesportivas e o Teatro Inezita Barroso foram inaugurados no início do ano de 2016, com a parceria do Programa Tempo de Escola dos blocos I e II que fizeram apresentações de música e teatro. A quadra é  usada periodicamente pelos nossos alunos, e já foram cedidas para formações vindas da SE e para o uso da comunidade para utilização em projetos sociais.

Fizemos também no Teatro Inezita Barrosos encontros formativos com a Equipe Escolar. O teatro está disponível para receber eventos do município e sua agenda está disponível na SE.
      No ano de 2017 ocorreram muitas dificuldades no desenvolvimento do trabalho, inclusive de ordem financeira com a diminuição de verbas destinadas à manutenção estrutural, estudo do meio, além do atraso na entrega de materiais. 
           Em 16 de março de 2018, o Prefeito Orlando Morando, através do Decreto nº 20.316/2018 alterou o nome desta unidade escolar para EMEB Regina Rocco Casa II.
             Atualmente, o Complexo Regina Rocco Casa conta com diversos equipamentos públicos, como: Duas Bases da Guarda Civil Municipal, Arena Caixa, Centro de Ginástica Marcel Francisco dos Santos e Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra, Centro Nacional de Desenvolvimento do Handebol Professor José Maria Passos, EMEB Regina Rocco Casa I, EMEB Regina Rocco Casa II, Quadras poliesportivas das respectivas escolas, Teatro Inezita Barroso, Centro de Recreação Esportiva Vila São Pedro (CREC) e recentemente foi inaugurado o Centro de Lutas.


      ANEXO ÚNICO do Projeto de Lei nº 5/2012 - promulgado pelo prefeito do Município de São Bernardo do            Campo LUIZ MARINHO através da LEI Nº 6199, DE 13 DE ABRIL DE 2012.
Data de Inserção no Sistema Leis Municipais: 27/04/2012.





    Filha de Marianno Rocco e Giovanna Boff Rocco, imigrantes italianos da região da Lombardia, que se instalaram em São Bernardo, na passagem do século XIX para o XX, atrás de uma vida melhor, Regina Rocco Casa nasceu na Linha Camargo, local onde hoje se encontra o Centro Universitário da FEI, nas proximidades da atual Avenida Humberto de Alencar Castelo Branco, em 30 de junho de 1907.

    Nessa época, a cidade era um aglomerado de propriedades agrícolas, bem longe da imagem de polo industrial e de município densamente povoado que São Bernardo tem hoje.

    Regina levou uma vida rural, realizando da infância até a idade adulta serviços como plantar, colher e cuidar dos animais. Ela e seus dez irmãos (cinco homens e cinco mulheres) ajudavam os pais na fazenda da família que ficava no Bairro Alves Dias. Ainda com os pais, ela mudou-se posteriormente para o Bairro Assunção e depois para o Bairro dos Casa.

    Aos 20 anos, em 24 de setembro de 1927, Regina casou-se com Antônio João Casa, que na época tinha 23 anos. Eles ficaram casados por quase 43 anos, até a morte de Antônio, em 5 de setembro de 1970.

    Da união de Regina e Antônio nasceram 11 filhos, sendo seis meninas e cinco meninos. O casal também adotou uma menina, que cresceu com a família. Uma das filhas, Marisa Letícia, casada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se tornaria a primeira-dama do país por oito anos.

    Depois de casada, Dona Regineta, como passou a ser conhecida Regina, continuou levando uma vida rural, trabalhando na fazenda de seu marido, localizada no Bairro dos Casa, onde hoje se encontram o Jardim Cláudia e a Vila Cruzeiro. Em paralelo, aos cuidados com a família, Dona Regineta, famosa benzedeira, atendia, em sua casa, dezenas de pessoas que a procuravam para obter um alívio das doenças, dores e temores que as atingiam.

    Com o crescimento do município, Dona Regineta e família mudaram-se do Bairro dos Casa e se instalaram no Bairro Assunção, primeiro na Rua dos Miosótis e depois no início da Rua Cristiano Angeli.

    A vida de Dona Regineta corre em paralelo ao processo de industrialização e de transformação de São Bernardo. Como muitos filhos de imigrantes que se instalaram na região, ela nasceu em uma cidade agrícola e no transcorrer da vida ajudou a construir um dos polos industriais mais importantes do país. Filha de famílias que se tornariam tradicionais na cidade e casada com um representante de outra, Dona Regineta é um exemplo acabado dos importantes imigrantes e filhos que construíram São Bernardo.

    Regina Rocco Casa morreu aos 72 anos, em 11 de fevereiro de 1980, vítima de enfisema pulmonar. 









Nenhum comentário: