JOGOS E SITES EDUCATIVOS

A internet é mais um canal de conhecimento, de trocas e buscas. A internet não substitui ela facilita, aprimora as relações humanas, elabora novas formas de produção, estimula a cultura digital, libera tempo, une povos e culturas, gera uma nova sociedade. A internet não se resume a um conjunto de backbones que interliga fisicamente os países e as informações. A tecnologia não está isolada do seu contexto histórico, de suas relações sociais. (TAJRA 2000).


O Site traz de forma lúdica assuntos sobre ciências

Este site, voltado ao público infantil, não tem a pretensão de esgotar o assunto sobre ecologia e nem pretende 'dar aulas' sobre o tema. Ele foi idealizado com o intuito de passar às crianças, através de entretenimento, noções de cidadania e, sobretudo despertar seu interesse em conhecer a natureza e o meio ambiente.

O site reúne jogos e atividades para todas as idades escolares, ou seja, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Com ótimo conteúdo e organização.

Os jogos do Escola Games são desenvolvidos com acompanhamento pedagógico. Tem uma grande diversidade de jogos e é indicado para crianças de 7 a 12 anos.

É um site que reúne atividades de todas as disciplinas, para todas as faixas etárias contando também com indicação de vídeos, livros e músicas sobre diversos temas.

O site reúne algumas atividades sobre órgãos vitais do corpo humano e indicação de alguns sites.

O site reúne diversos indicadores de jogos, testes, orientação para pais e professores, textos e cartazes sobre diversos temas.

O portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da sensibilização da população. Dentro do portal, há a Cidade dos Direitos, uma cidade virtual projetada a partir das diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para quem: Para crianças entre 6 e 7 anos.

Oferece atividades lúdicas com o objetivo de sensibilizar o público infantil para o uso consciente da água. Para quem: Indicado para crianças de 6 a 13 anos. Não perca: Na seção "Ligadinho", além de notícias, é possível visualizar várias edições da revista virtual do Clubinho Sabesp com entrevistas, dicas e notícias relacionadas ao meio ambiente.

Tem vídeos jogos, atividades e concursos que envolvem os personagens dos desenhos animados do canal. Há também uma seção para pais, com enquete, artigos e propostas de atividades para desenvolver a motricidade das crianças.

É um projeto educacional desenvolvido pela empresa International Paper, responsável pelo papel sulfite Chamequinho. Tem como objetivo estimular as crianças a produzir desenhos sobre as paisagens naturais brasileiras. Para quem: Indicado para crianças entre 6 e 12 anos. Não perca: Os vídeos são o recurso mais interessante do site, pois têm conteúdo lúdico e informativo sobre os biomas brasileiros. Há também o concurso e o blog, que proporcionam interação e participação para os internautas, permitindo que eles enviem seus desenhos, comentários ou mesmo que apresentem dúvidas.

De autoria do jornalista Marcelo Duarte, traz curiosidades sobre todas as áreas do conhecimento. Para quem: Mais interessante para pré-adolescentes e adolescentes.

Um site português é possível treinar os conhecimentos de Língua Portuguesa de uma forma descontraída e divertida. Os jogos são organizados por assunto e tipo e há ainda alguns passatempos que não estão diretamente relacionados com o português.

É voltado para professores, mas tem também conteúdo que pode ser aproveitado por crianças e adolescentes, como as dicas de estudos e os jogos de matemática. Para quem: O site pode ser aproveitado principalmente por crianças na faixa de 7 a 10 anos.

É um site que traz diversas atividades sobre o tema Universo. De dentro de uma nave espacial, as crianças descobrem detalhes sobre os oito planetas do sistema solar, estrelas e galáxias. Muito interativo, é possível até mesmo aterrissar a nave, atirar em asteroides e muito mais. Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos.

Conta com a biografia de 37 pintores mundialmente famosos, abordando não apenas os fatos marcantes da vida de cada um, mas principalmente como se desenvolveram suas obras, relacionando-as com outros artistas do mesmo período.

É um canal de interação entre a Câmara dos Deputados e o universo infantil. Além do tema Cidadania, o site disponibiliza conteúdo sobre História do Brasil, Ecologia, Saúde e atividades educativas relacionadas a esses temas. Para quem: Indicado para crianças de 7 a 12 anos, pais e professores.

Integra o tema Povos Indígenas no Brasil (PIB) do Instituto Socioambiental (ISA), organização não governamental brasileira com sedes em diferentes cidades do país. O site tem como objetivo divulgar informações qualificadas sobre os diferentes povos indígenas que vivem no Brasil.

É levar às crianças informação de qualidade e divertimento. A página tem desde artigos e contos até receitas simples que podem ser executadas pelos pequenos. Para quem: Recomendado para crianças de 3 a 9 anos.

Oferece material de apoio e exercícios para os que querem treinar, se exercitar ou apenas se divertir. Há desafios, dicas, jogos matemáticos, um pouco de história e até auxílio para os vestibulandos. Para quem: Pode ser usado por crianças a partir dos 6 anos e até por quem já está no ensino superior.

Especializada em orientação educacional e literatura infantil, contém algumas atividades interativas sobre leitura. Também estão disponíveis no site as capas das obras da escritora e algumas fotos que permitem ao internauta conhecer um pouco mais sobre a vida de Ruth Rocha.
Reúne o conteúdo das revistas SUPERINTERESSANTE, MUNDO ESTRANHO e AVENTURAS NA HISTÓRIA. Para quem: É voltado para o público em geral, mas é mais interessante para estudantes das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Não perca: A seção de infográficos do site. Há desde um infográfico sobre o tráfico de drogas até um que ensina os golpes do tae kwon do, passando por um sobre as células do corpo humano.

É o site do terceiro filme infanto-juvenil de aventura sobre a personagem Tainá. O lançamento está previsto ainda para 2011. Para quem: Para crianças e pré-adolescentes de 3 a 12 anos. Não perca: Não se esqueça de ligar as caixas de som. O site tem os sons da floresta!

É ideal para as crianças que estão aprendendo tabuada, pois faz os internautas exercitarem seus conhecimentos preenchendo lacunas ou no resultado ou em um dos fatores da conta. Estimula à lógica e o raciocínio de forma divertida. Para quem: Indicado para crianças a partir dos 8 anos.

Da TV Cultura tem jogos, imagens, programas de rádio, vídeos e atividades interativas com os temas dos programas infantis da emissora. Além disso, há uma agenda com diversos eventos educativos e uma área exclusiva para pais. Para quem: Mais indicado para crianças em fase pré-escolar e pré-alfabetização.

É a página de conteúdo infantil do portal UOL. Reúne brincadeiras, curiosidades, blogs, atividades de apoio ao trabalho escolar, games, piadas e até sugestões de passeios. Para quem: Ideal para a faixa que vai dos 7 aos 14 anos.

Uma fonte de informações para professores e estudantes. O site é uma iniciativa da TV Cultura de São Paulo, que disponibiliza a educadores e alunos farto material de apoio para o desenvolvimento de seus cursos, temas de pesquisas e estudos, com base nos programas educativos transmitidos pela TV. Há informações gerais sobre os programas, indicações bibliográficas, ilustrações, etc.

Dicas de vestibular e muitas outras informações de interesse educativo. Um portal cheio de novidades e material de utilidade para o docente.

Muitos materiais de estudo para professores, todos gratuitos no portal do MEC. Vídeos, apostilas, referenciais curriculares, etc. É muita informação que pode ser útil para qualquer educador.

Site mantido pelo governo federal, onde estão disponibilizados vários arquivos de programas educacionais, em áudio e vídeo, para assistir online ou para download. Muito interessante, vale uma visita.

O site é voltado para adolescentes, com questões sobre sexualidade, dúvidas e DSTs.
O site reúne animais do Zoológico de SP, com informações e fotos.

Várias atividades sobre astronomia...

O site reúne informações sobre os planetas e sistema solar.

Site com mapas, vídeos, infográficos, links para vários outros sites interessantes.

Você está acessando o site de geografia mais divertido do Brasil! Aqui, além de aprender geografia utilizando nossos materiais, você encontrará inúmeras páginas com curiosidades, jogos, bandeiras, hinos, exercícios, provas online, artigos e muito mais.

“A Cor da Cultura vai levar você para cirandar entre muitas histórias fantásticas”. Venha conhecer os Heróis de Todo Mundo, divertir-se nos capítulos dos Livros Animados, entrar em Ação (e quem sabe até se tornar um voluntário?), aprender lições incríveis numa aula Nota 10.

Site com jogos de matemática, atividades de raciocínio lógico, quiz e muito mais.

Site para leitura de histórias e fábulas.

A FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, apresenta o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.

Site com uma cidade interativa, com jogos e brincadeiras dentro de um cenário interativo. Fantástico!

Site com Curtas Brasileiros muito bons. Com indicação etária e conteúdos.

O site reúne simulados, jogos e atividades diversas.

Um verdadeiro achado para Pais, Educadores e leitores em geral. Destaque para as Dicas na área de saúde, profissão e trabalho, educação integral, etc. Os artigos publicados, além da excelente qualidade de todos os conteúdos, possuem uma oportuna referência bibliográfica. Nota 10! Recomendamos muito uma visita!


Todo o acervo da Revista semanal está disponível em formato digital. Trata-se da íntegra do conteúdo impresso, desde o exemplar número 1. Um conteúdo imperdível para fins de pesquisa ou consulta eventual.



Clique nas imagens para acessar o site e aprender brincando!

































Nenhum comentário: